Avançar para o conteúdo principal

Gostamos de música (a propósito do Dia Mundial da Música)


Gostamos de música.
Ouvimos de tudo um pouco.

A A. nos primeiros tempos adormecia sozinha no berço ao som da voz doce da Márcia.
Dos CDs de música infantil que temos, destacamos a colectânea do José Barata Moura, os livros Cantar Juntos da associação A-PAR, o cds de Natal da Leopoldina com os clássicos infantis, a história do Pedro e do Lobo contada pela Catarina Furtado e tocada pela Orquestra Gulbenkian e as músicas personalizadas do projecto As tuas músicas.
Encomendámos esta semana o recém publicado livro-cd Histórias da Música de Portugal e também os poemas e músicas do Canta o Galo Gordo de Inês Pupo e Gonçalo Pratas.

Gostamos da viola do avó Zé e das suas cantorias nas festas e do piano do primo Pedro.
Gostamos dos ouvidos atentos nos concertos, das imitações dos instrumentos, dos ritmos que fazem dançar as pernas.
Gostamos de bandas filarmónicas e festas populares com bailaricos a pares e ranchos que rodopiam com mãos no ar.
Gostamos das rodas de dança dos casamentos onde a A. se liberta e solta a bailarina que tem dentro dela pela noite fora!
Gostamos da música que soa a ópera e nos faz imaginar histórias com personagens, umas tristes, outras que correm apressadas, outras que dão saltos de alegria ou simplesmente se espreguiçam ao acordar. (A experiência do Festival ao Largo despertou-nos o ouvido!)


Para festejar o Dia da Música, no próximo domingo, vamos ver o concerto Sacred Concert da Camerata Vocal de Torres Novas dirigido pelo pai de um amigo da escola da A. Vai ser na Malaposta às 17h30. Estamos curiosos!






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sim, ainda amamento!

(Fala apenas a mãe). Gosto muito de amamentar.  Cada filha de sua forma.   A A. quando nasceu, depois de um parto agitado apenas quis dormir. Demorou a pegar na mama, tive uma enfermeira fantástica na MAC que durante a noite me ajudou e consegui a proeza de lhe dar de mamar. Revia todas as dicas que tinha lido sobre uma boa pega do bebé mas ansiedade de não "saber fazer" estava lá. Depois passou...  e veio a subida do leite, já em casa e doeu que se fartou! (- Ninguém nos avisa disto!)  Não conseguia usar a bomba de leite e a única forma de alívio eram os duches de água quente.  Depois passou...  e, vieram as gretas e os mamilos doridos (gelo aliviava, na altura não sabia da maravilhosa lanolina ).  Muitas vezes chorava só da pensar que a aquela boquinha pequena ia voltar a tocar ali.  Depois passou... e já não me lembrava qual tinha sido a última mama... e a A. demorava imenso tempo, adormecia a meio e ficava ali encaixada no colo,...

Em breve este espaço vai ressuscitar...

Estas são algumas das coisas que vão na minha cabeça: Último post publicado há 4 anos...   parece que nada está a acontecer, o que é um pensamento completamente errado. Apenas deixámos de partilhar aqui... deixámos de ter muito tempo para isto, sinto uma profunda pena e um desejo grande de conseguir ressuscitar isto tudo. Tenho planos na cabeça para o fazer...  Este bicho que anda à solta fez-nos perder muitas coisas, mas abriu-nos os olhos para tantas outras! Trouxe o desejo de fazer coisas, de não deixar para amanhã o que podemos conseguir fazer hoje. Reorganizar as rotinas, adaptamos-nos a novos ritmos, aproveitar o tempo todo e relembrar como foi bom começar este projecto.  Parece que foi ontem que tudo isto começou... e tanto a A. como a O. cresceram... demasiado. Fica então a promessa que em breve tudo isto vai mudar!

(Não) gostamos quando o pai viaja

Até agora ainda não tínhamos passado por este desafio. Costumam ser habituais pequenas viagens de trabalho para fora não mais do que uma semana. Este ano, uma viagem de 20 dias num trabalho irrecusável, coincidiu exactamente com os nossos únicos dias de férias na praia em família e mais... coincide com a data do primeiro dia de aulas da escola da A. Fomos ultrapassando o choque inicial, especialmente a mãe que escreve aqui... que só via frases de desespero a aparecer na cabeça "Aiiiii como é que vou fazer praia sozinha com as duas?" "Aiiii isto vai ser muito complicado organizar tudo sozinha" Aiiii e de manhã? como vou fazer para não nos atrasarmos..." "Aiiii isto vai ser impossível!" "Aiiii eu não vou conseguir..." Para ajudar à festa o carro avariou uns dias antes das férias - rezem para que não vos aconteça o mesmo - em mês de Agosto estão apenas garantidos serviços mínimos como nas greves e oficinas com disponibilidade são qu...

Primeiro ano

O-L-Í-V-I-A Gostamos muito de a ver crescer, neste primeiro ano. Feliz.  Com sorrisos permanentes. É muito alegre.   Dá gargalhadas com tudo o que a mana A. faz. Acorda bem disposta. É simpática com todos. É "água".  Gosta muito de tomar banho.  É comilona - quer experimentar tudo.   É fã de gressinos .  Mama de manhã e fica feliz com isso.  Ainda acorda (quase sempre) uma vez a meio da noite para beber leite. É mimocas.  Gosta de toque, não estranha colos.  Gosta de adormecer agarradinha a nós.  A princípio fazia-nos festas no nariz e boca, agora dá pequenos beliscões no nosso braço (que ideia!!!!) É faladora. Diz Olá! , Pá (para pão e pai), Ma (para a mãe), Na (para a mana). E muitas outras coisas ainda incompreensíveis. É curiosa.   Não pára um segundo, quer mexer em tudo, gavetas, tomadas, portas e por aí fora.  Folheia livros, toca xilofone, destrói torres de...