Avançar para o conteúdo principal

Já não usas? Então dá!

Gostamos particularmente de nos sentir úteis, enche o coração saber que o que já não nos serve a nós, pode servir a alguém.

Há pouco tempo enchemos uma parede cá de casa com fotografias "emblemáticas" onde estão retratadas vidas bonitas e feias. A A. passa por elas todos os dias. Olhando para uma fotografia do Sebastião Salgado diz: "estes meninos estão tristes." (lá contamos a história deles... e ouve-nos com atenção com um ar preocupado).
Também temos, desde o início do ano, dois mealheiros. Um é da A. e o outro é "para os meninos que não têm brinquedos". Vai colocando com orgulho moedinhas em ambos até ficar cheio.
Outra prática normal anual é selecionarmos roupa para dar, coisas que já não nos servem ou por alguma razão deixamos de vestir. Agora chegou também a fase de escolher brinquedos que vão ficando esquecidos no fundo das caixas e que têm ainda tanto potencial. É um hábito saudável.

Lembro-me de ter crescido com a ideia que havia meninos que não tinham o mesmo que eu.
Olhava muitas vezes para o que deitava fora e pensava "o que seria se alguém que não tem o que vestir encontrasse aquela camisola, ou então aquele brinquedo", também sou do tempo em que os meus pais diziam "tens que comer tudo, porque há meninos que têm fome!". Sentimentos de culpa não fazem bem a ninguém, mas é bom valorizarmos o que temos e estarmos atentos aos outros.

É bom que falemos SEMPRE destas diferenças, entre Norte e Sul, entre ricos e pobres, entre ainda assim tantos opostos do mundo. Falemos muito, para não nos esquecermos de dar graças pela nossa vida e desejamos mais e melhor para todos.


Deixamos alguns links utéis para quem quer dar o que já não usa:
www.humana-portugal.org
http://dou.pt/
http://cvidaepaz.pt/site/
www.bancodebensdoados.pt
www.bensutilidadesocial.pt
trocas de amor

e aos vizinhos, aos primos e amigos!









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hervé Tullet, interatividade no papel (1)

Já deu para perceber que gostamos muito de livros, especialmente de livros extraordinários. Decidimos por isso dar destaque a autores extraordinários. Este mês a escolha vai para:  Hervé Tullet . Depois de termos um livro dele na mão nunca mais esquecemos. A S. ofereceu "O jogo dos olhos fechados" à A. quando fez 3 anos. Demorou a pegar-lhe mas depois de experimentar uma vez, começou a querer percorrer os caminhos do livro com o seu dedito, em busca da história invisível. O desafio é conseguir sentir a textura de forma a escolhermos caminhos e imaginarmos uma história para lá da escuridão das pálpebras. "- Não vale fazer batota, olhos fechados! Concentra-te e podes começar!  A. - Esta curva é muito grande… e aqui há muitos buracos." Com vontade de descobrir mais, A. ofereceu Um livro    à prima I. "Pressiona aqui." e parece magia na página seguinte tudo se altera. Tão simples e tão espantosamente criativo. Há pouco tempo chegou a versão por

ESPECIAL: PARA MIMAR QUEM MIMA OS NOSSOS FILHOS

MODELO 1. Palavras 13 eur MODELO 2. Frases 10 Eur Gostamos de satisfazer desejos, por isso e devido a vários pedidos, adaptámos os modelos dos nossos quadros para oferecerem às educadoras e auxiliares das creches e jardins de infância, às professoras da escola primária, amas e a todas pessoas que queiram homenagear!   As "quase-mães emprestadas" dos nossos filhos também merecem serem mimadas! _ Impressões em papel reciclado 300gr mate. 18x24cm  incluiem moldura e embrulho personalizado. _ PARA ENCOMENDAR envie-nos os seguintes dados: 1. Escolha o modelo do quadro  2. Escolha a cor pretendida 3. Envie dados de personalização NOME Frase destaque Modelo1. Palavras (+/- 15) Modelo2. Frases curtas (+/- 10) NOTA:  Na criação das composições os textos podem sofrer ligeiras alterações/ adaptações de forma a conseguir o melhor resultado.

(Não) gostamos quando o pai viaja

Até agora ainda não tínhamos passado por este desafio. Costumam ser habituais pequenas viagens de trabalho para fora não mais do que uma semana. Este ano, uma viagem de 20 dias num trabalho irrecusável, coincidiu exactamente com os nossos únicos dias de férias na praia em família e mais... coincide com a data do primeiro dia de aulas da escola da A. Fomos ultrapassando o choque inicial, especialmente a mãe que escreve aqui... que só via frases de desespero a aparecer na cabeça "Aiiiii como é que vou fazer praia sozinha com as duas?" "Aiiii isto vai ser muito complicado organizar tudo sozinha" Aiiii e de manhã? como vou fazer para não nos atrasarmos..." "Aiiii isto vai ser impossível!" "Aiiii eu não vou conseguir..." Para ajudar à festa o carro avariou uns dias antes das férias - rezem para que não vos aconteça o mesmo - em mês de Agosto estão apenas garantidos serviços mínimos como nas greves e oficinas com disponibilidade são qu

Gostamos tanto de amigos talentosos #02

Gostamos tanto de amigos talentosos e é um privilégio estarmos rodeados por eles. Os  VIVÓEUSÉBIO  são um atelier de design de comunicação que arriscaram ser também uma editora por conta própria a   HiHiHi . Quem os conhece sabe bem que o nome reflecte a sua boa disposição e sorriso rasgado na cara.  Propõem uma colecção de livros para colorir com desenhos de ilustradores que gostamos muito: Maria Remédio, João Fazenda, Teresa Cortez e o colectivo Cãoceito. São livros para crianças que os crescidos também gostam (parece está comprovado que é uma boa terapia pintar livros;)  Mas o que gostamos mais mais, é o  “Caderno das Respostas”, que faz as mesmas perguntas à mesma criança, dos 3 aos 10 anos e que inclui algumas actividades lúdicas características de cada idade.  Um livro para mais tarde recordar e… com certeza, rir.