quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Gostamos de música (a propósito do Dia Mundial da Música)


Gostamos de música.
Ouvimos de tudo um pouco.

A A. nos primeiros tempos adormecia sozinha no berço ao som da voz doce da Márcia.
Dos CDs de música infantil que temos, destacamos a colectânea do José Barata Moura, os livros Cantar Juntos da associação A-PAR, o cds de Natal da Leopoldina com os clássicos infantis, a história do Pedro e do Lobo contada pela Catarina Furtado e tocada pela Orquestra Gulbenkian e as músicas personalizadas do projecto As tuas músicas.
Encomendámos esta semana o recém publicado livro-cd Histórias da Música de Portugal e também os poemas e músicas do Canta o Galo Gordo de Inês Pupo e Gonçalo Pratas.

Gostamos da viola do avó Zé e das suas cantorias nas festas e do piano do primo Pedro.
Gostamos dos ouvidos atentos nos concertos, das imitações dos instrumentos, dos ritmos que fazem dançar as pernas.
Gostamos de bandas filarmónicas e festas populares com bailaricos a pares e ranchos que rodopiam com mãos no ar.
Gostamos das rodas de dança dos casamentos onde a A. se liberta e solta a bailarina que tem dentro dela pela noite fora!
Gostamos da música que soa a ópera e nos faz imaginar histórias com personagens, umas tristes, outras que correm apressadas, outras que dão saltos de alegria ou simplesmente se espreguiçam ao acordar. (A experiência do Festival ao Largo despertou-nos o ouvido!)


Para festejar o Dia da Música, no próximo domingo, vamos ver o concerto Sacred Concert da Camerata Vocal de Torres Novas dirigido pelo pai de um amigo da escola da A. Vai ser na Malaposta às 17h30. Estamos curiosos!






Sem comentários:

Enviar um comentário